domingo, setembro 24, 2006

....érika martins & telecats, luisão, kátia dotto...


Meados dos anos 90.
O rock nacional anda meio mal das pernas. Algumas bandas novas aparecem, e mostram potencial para se tornarem bandas do primeiro time do rock brazuca.

Uma delas, com vocal doce e melodias muito bem feitas, a banda Penélope mostra que pode vir a ser uma das salvações do rock nacional, que ainda sentia a perda de alguns de seus principais ídolos, como Renato Russo e Cazuza, e não havia encontrado ainda, ídolos à altura desses.



Formada por Érika Martins (Vocais, Guitarra), Érika Nande (Baixo), Luisão (Guitarra), Constança Scofield (Flauta e Teclado), e Mario Jorge (Bateria) e tendo como carro chefe, a versão de "Namorinho de Portão" do mestre Tom Zé, e da excelente "Holiday", a banda chega às rádios e programas de TV, conseguindo uma boa repercussão, e muitos fãs por todo o país.
Alguns anos depois, após três discos gravados, a banda anuncia seu fim.

Porém, o que parece um motivo de tristeza para os fãs, torna-se uma oportunidade de conhecer o outro lado de seus integrantes.



O guitarrista Luisão, parte para sua carreira solo, fazendo sua música, com muita personalidade.
Saindo totalmente do som que fazia no Penélope, Luisão mostra sua "bossa noise", como o próprio define em sua página no MySpace.



Com músicas gravadas em seu estúdio caseiro, onde grava todos os instrumentos, podemos conferir todo o virtuosismo e talento desse grande músico.



01 - A_CATEDRAL_DE_BERNA
02 - SAUDADE_SEM_SAIDA
03 - QUADRICULADO
04 - CANÇÃO_DE_NINAR
05 - ACONTECE
06 - LÓGICA DOS MOTORES


Assim como Luisão, a baixista Érika Nande também resolveu partir para rumos diferentes.
Tornou-se produtora, e acompanha a cantora e guitarrista Kátia Dotto.



Kátia Dotto, com seu segundo EP auto-intitulado, independente, lançado em meados de 2005, posicionou a carioca como um dos destaques do cenário independente carioca. Katia Dotto tem a produção de Érika Nande (Penélope, Baby do Brasil, Caetano Veloso, Jussara Silveira), guitarra de Walter Villaça (Cássia Eller e Simone), bateria de Raphael Miranda (Brasov e Saywoa) e os vocais de Cecília Spyer. O disco traz uma sonoridade mais trabalhada com guitarras “slides”, violões, viola, baixo acústico, distorções e arranjos vocais.



A parceria com Érika se estende na composição de três das cinco canções. Após o lançamento do EP, Katia ganhou espaço nos principais veículos do país, está indicada no site Trama Virtual, passou por São Paulo, fez apresentações em pequenos shows na cena underground do Rio de Janeiro, até chegar em eventos renomados como Festa da Laboratório Pop e London Burning. Em dezembro, se destacou entre 800 bandas e foi uma das três finalistas do festival Oi Tem Peixe Na Rede (com voto popular), em que ganhou uma mini turnê pelo país.
(Fonte: Kátia Dotto.com.br)

KÁTIA DOTTO - AS HORAS
KÁTIA DOTTO - EU TE DIGO
KÁTIA DOTTO - SE EU FOSSE DE LÁ


Enquanto isso, a guitarrista e vocalista Érika Martins resolveu seguir, montando a banda Érika Martins & Os Telecats.



A banda, com uma sonoridade incrível, prepara seu primeiro disco, já com um grande número de fãs, e muita expectativa.



A banda formada por Érika Martins (vocal e guitarra), Bjorn Hovland (guitarra), Carla Kieling (baixo) e Márcio Ribeiro (bateria), segue na preparação do disco, e fazendo shows por todo o país.

Enquanto o cd não sai, a banda já disponibilizou algumas músicas na internet, o que deixa a expectativa ainda maior, visto que até agora, as músicas estão excelentes.

ÉRIKA MARTINS & TELECATS - SACARINA
ÉRIKA MARTINS & TELECATS - ME PROVOCAR
ÉRIKA MARTINS & TELECATS - LENTO


LINKS RELACIONADOS:
MySpace Érika Martins & Telecats
MySpace Kátia Dotto
MySpace Luisão
Fotolog Érika Martins
Fotolog Luisão
Fotolog Kátia Dotto


* Videos no YouTube:
Sacarina (Porão do Rock - BSB)
Me provocar
Nada sem você
Érika no site Rock em Geral


Comunidades Relacionadas ao Penélope no orkut:
- Érika Martins & Telecats
- Érika Martins
- Eu gosto de Érika Martins
- "Continue Pensando Assim"
- Que voz é Érika?!...
- Penélope
- Érika Nande
- Kátia Dotto
- Luisão
- Constança Scofield