quarta-feira, abril 19, 2006

Supergrass no Brasil: Considerações + Downloads!

Campari Rock

Ainda meio entorpecido/hipnotizado/extasiado e cansado pra caramba, venho aqui falar um pouco sobre o show do Supergrass no Campari Rock, que rolou no sábado, dia 8/04, mas que só foi acabar no domingo, e teve as seguintes atrações:

Supergrass (Inglaterra)
Ira! (SP)
Nação Zumbi (PE)
Mission of Burma (EUA)
Cachorro Grande (RS)
Fixmer-McCarthy (França/Inglaterra)
David Carretta (França)
Walverdes (RS)
Digitaria (MG)
Montage (CE)
Ludovic (SP)


Cheguei ao Hotel Fazenda Hípica de Atibaia, local do evento, por volta das 20:30, logo após o show do "Mission of Burma", grupo de Post-Rock formado em Boston no ano de 1979 e que influenciou várias figurinhas por aí, como o "R.E.M", "Sugar", "Moby", que inclusive já regravaram músicas do grupo.

A seguinte banda a se apresentar foi o Nação Zumbi, que fez uma excelente apresentação com direito a todas as músicas conhecidas por boa parte do público de 5 mil pessoas presentes alí.

Sem muita demora, a próxima banda a subir no palco foi o Ira!, que fez uma apresentação muito empolgante e agitada misturando arranjos da recente turnê acústica, com a visível boa vontade de Scandurra, Nasi e companhia. Aliás, os caras estavam animados até demais!
Tocaram todas as músicas que o pessoal queria ouvir. Faltou "Núcleo Base".
Foi um show emocionante!

Supergras, supergrass, supergrass!!!
Meu corpo já estava dolorido pra caramba, os técnicos de som levaram muito tempo para conseguir ajustar tudo e preparar o palco para que a banda pudesse dar início ao show, que aconteceu por volta de 00:45, com o vocalista da banda, Gaz Coombes (carequinha!?), arriscando um "Oi, tudo bem?" .

Enfim, 11 anos depois da primeira passagem pelo Brasil; Sim, isso aconteceu em 1995 em uma apresentação no finado "Hollywood Rock". Na época a banda trazia para o Brasil, a turnê de seu primeiro disco, "I Shoud Coco". Desta vez eles promovem a turnê do atual lançamento, "Road to Rouen", de 2005.
Tudo pronto, e a banda atração principal dá inicio ao show mais esperado do dia; tocaram "Lenny", música do primeiro disco da banda, "I Should Coco" de 1995; agitação total nessa hora. A música seguinte a ser tocada, e gritada pelo público - muito gritada! Até quem não sabia a letra, cantou - foi "Caught by the Fuzz" (I Should Coco), primeiro single lançado pela banda; A música conta a história de um sujeito que foi detido pela polícia aos 15 anos de idade por porte de maconha. Ainda teve a sensacional, que ficou mais sensacional ainda, "Bullet" (Única música inédita da coletânea "Supergrass Is 10", lançada em 2004). Após isso a banda entra em um clima mais calmo: Tocam, Gaz no baixo e Mick Quinn (baixista) no violão, uma versão acústica de "Mary" (3º disco, "Supergrass", lançado em 1999), Gaz lembra o público da passagem da banda, há 11 anos, pelo Brasil. Em seguida, a primeira música do 5º disco e último lançamento da banda, "Road to Rouen", que aliás tem o mesmo título.


Violão ligado, é hora de "Tales of Endurance" (Road to Rouen), uma das músicas mais hipinotizantes da noite; hora em que todos puderam relaxar um pouco e sentir a música. As sensacionais "St. Petersburg" e "Low C" (Road to Rouen) foram as próximas; pouco antes desta, Gaz apresenta o irmão mais novo, Charlie Coombes, nos teclados. "Roxy" (Road to Rouen) e "Funniest Thing" (Do 4º disco, "Life On Other Planets", de 2002), no teclado/piano, foram as seguintes.

Guardando o violão, "Vamos voltar para o Rock and Roll...", como Gaz disse; "Kick in the Teeth" (Road to Rouen) e "Rush Hour Soul" (Life On Other Planets) são as próximas.


Reta final, a próxima da setlist seria "Moving" (Supergrass), foi anunciada no mesmo instante em que Gaz montou o primeiro acorde da música na guitarra; e começa uma das músicas mais vibradas e cantadas, em côro, pelo público, por mim :P, momento perfeito. Ainda viriam "Grace" (Life On Other Planets), "Strange Ones" (I Should Coco) e "Richard III" (2º disco, "In It For The Money", lançado em 1997), sensacionais!

Última música antes do bis, "Pumping on the Stereo" (Supergrass). Sem dúvida, o momento mais intenso do show, o pequeno público barulhento (Não houveram excessões!) cantou um dos refrões mais conhecidos da banda, isso antes mesmo de a banda começar a tocar, de fato, a música; foi um dos momentos mais marcantes do show, e Gaz pede para que todos o ajude cantando junto com eles.

Final da última música antes do bis, a banda sai do palco, ficam no máximo 2 minutos fora e voltam. Na volta para o bis, a música que não poderia faltar, a mais pedida durante todo o show: "Alright"? Não, "Sun Hits the Sky" (In It For The Money).

Fim de show, grande show, e a banda não tocou "Alright" (I Should Coco); não fez tanta falta. Fizeram um excelente show, que durou pouco mais de 90 minutos. Superaram todas as minhas espectativas e, com certeza, esse show ficará marcado para sempre.


ALGUNS FATOS:
- Correria pra comprar ingresso; vendi meu mp3 player, que aliás ainda estou pagando. Fui para o shopping e consegui comprar o bedito ingresso, bendito ingresso!
- Quase perco o ônibus para Atibaia, cheguei 5 minutos antes!
- Chuvinha inoportuna, mas que não atrapalhou em nada :P
- Gaz conversando com a galera e tentando pronunciar algumas palavras em português; "Oe, todo ben?".
- Um cara atrás de mim com uma cabeça de palhaço.
- Pessoas gritando os nomes dos integrantes da banda; Gaz, Mick e Denny (Baterista). Houve também, quem gritou "Suspensório", em referencia a vestimenta do vocalista da banda.
- Uma garota ao meu lado, dando uns gritos agudos pra caramba! Caramba, eram altos!
- Muito barro na saída do local do evento, muito barro!
- 1 hora esperando a Van, que nos trouxe da rodoviária ao local do evento, e a bendita não veio; Uma turma e eu, andamos um pouco e descobrimos que estavámos no meio do nada, no mínimo. O jeito foi rachar a passagem do táxi: 2 sujeitos bacanas de BH, que conheci pouco antes, mais 2 pessoas que chegaram depois e eu, 5 mangos pra cada um :P.
- O taxista pegando o caminho mais longo, dizendo que era o mais curto - Claro! Atibaia também fica no Brasil...
- Praticamente ter dormido na rodoviária, pois o 1º ônibus de volta para campinas partiria às 7:15.
- Já em Campinas, o ônibus pro meu bairro quebra O.O

Bem, no fim deu tudo certo, foi um excelente show!
Espero que voltem logo e que toquem "It's not me".


Videos, fotos e MP3's do show:

* ÁUDIO:
Como a nossa querida internet é maravilhosa, não?
Show em audio capturado do stream do site do Terra, que transmitiu todo o show. Todas as 19 faixas em um único arquivo compactado, aqui:

http://rapidshare.de/files/18457147/Supergrass_-__Campari_Rock_-_www.witheverychord.blogspot.com.rar.html

(Clique, aguarde o término da contagem, digite os caracteres requeridos e clique no link que irá ser exibido)

Informações técnicas sobre as mp3's:
Britade: 128kbps
Capturado de Stream; a qualidade tá razoável, dá pra curtir legal.

* FOTOS:
Fotos do Ira!: Aqui
Fotos do Nação Zumbi: Aqui
Fotos do Mission of Burma: Aqui
Fotos do Cachorro Grande: Aqui
Fotos do Ludovic: Aqui
Fotos do Walverdes: Aqui
Fotos do Digitaria: Aqui
Fotos do Supergrass: Aqui
> Todas por: UOL
Álbum do amigo Wilson (que fez o upload dos videos disponibilizados abaixo): AQUI

* VIDEO:
Videos gravados pelo amigo Wilson:
- Caught By The Fuzz, 2:28 - 52,7 mb:
- Kiss Of Life (trecho), 0:38 - 13,5 mb
- St. Petersburg (trecho), 0:31 - 11,2 mb
- Roxy (Trecho), 2:27 - 52,4 mb
- Rush Hour Soul, 3:02 - 64,8 mb
- Moving, 4:39 - 99,3 mb
- Strange Ones, 3:49 - 81,6 mb:

(Clique, aguarde o término da contagem e clique no link que irá ser exibido)

> Você também pode fazer o download de faixa por faixa, dos streams capturados, no site:
http://rockdeindio.blogspot.com/2006/04/supergrass-live-brazil-campari-rock.html

:) Para quem não quer/pode baixar o show, ou simplesmente só quer dar uma conferida,
Isso pode ser feito pelo site do Terra:
http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI956683-EI1267,00.html
(Videos de 3 músicas do show)

:) Aproveitando...
Ouça o disco "Road to Rouen", no seguinte link:
http://radio.terra.com.br/includes/internas_albuns/6/6700.html

:) E Mais...
Quem for assinante UOL, pode dar um conferida aqui:
http://showlivre.uol.com.br/videos.php?video_id=24587&conteudo_id=387&video_aberto=S