segunda-feira, novembro 28, 2005

PROBOT



Se você pensa que ao ouvir esse disco, vai ouvir riffs e refrões do tipo de "Learn To Fly", vai então se decepcionar. O Probot não é apenas mais um projeto daquele carinha que tocava bateria no Nirvana, muito menos uma demo do vocalista e guitarrista do Foo Fighters. Esse disco é acima de tudo, um tributo às grandes bandas de metal underground dos anos 80. Entre elas, Motorhead, Voivod, Sepultura e Venom.


Disco que, na verdade surgiu quando Grohl estava compondo umas coisas mais pesadas, que nao seriam para os Foos. Daí surgiu a idéia do Probot. Grohl escolheu seus heróis do metal oitentista. Contando com lendas como Lemmy, Snake, Wino e o brasileiro Max Cavalera, Grohl deixou de lado nomes importantes do metal na época, porém que tirariam seu contexto underground, como por exemplo, Ozzy Osbourne.

Depois de três anos de composição, produção, gravação e muitas encomendas (nem todas as gravações foram feitas juntas) via Fedex, Grohl finalmente conseguiu lançar seu ambicioso projeto. Depois de gravar a trilha de um filme dos Beatles (Backbeat), compor a trilha do filme "Touch", e gravar os discos do Queens Of The Stone Age, Cat Power, Tenacious D, Nine Inch Nails, Killing Joke, entre outras coisas, Grohl consegue mais uma vez surpreender a todos com um disco de metal, sem firulas nem aparatos tecnológicos, com Grohl compondo e gravando todas as músicas, apenas contando com a ajuda dos guitarristas Kim Thayil (Soundgarden) em duas músicas, e Matt Sweeney (Zwan, banda do Billy Corgan, aquele do Smashing Pumpkins) em uma música, além de Lemmy no baixo em "Shake Your Blood" e Wino nas guitarrras em "The Emerald Law".

Um disco no minimo curioso, afinal, ouvir Grohl fazendo algo diferente de seu Foo Fighters, fazendo um som mais pesado e ousado, como em seus tempos de Scream. Também pelo fato de Grohl ter enviado as músicas prontas para que cada vocalista pudesse escrever a letra e gravar. Assim como lançar o disco por uma gravadora alternativa, a Soutern Lord, e lançá-lo em uma tiragem especial em vinil com apenas 6.666 cópias.
Enfim, um disco memorável, que mostra mais uma das várias faces de Grohl. Um disco para ser ouvido e passado para que outras pessoas possam ver que ainda existem pessoas que buscam por fazer boa música, e mostrar de onde os "Linkin Park" e outras bandinhas medíocres retiraram vários de seus riffs.
Por Felipe Gomes



01.Centuries Of Sin feat. Cronos (Venom)

02.Red War feat. Max Cavalera (Soulfly, Sepultura)

03.Shake Your Blood feat. Lemmy (Motorhead)

04.Access Babylon feat. Mike Dean (COC)

05.Silent Spring feat. Kurt Brecht (DRI)

06.Ice Cold Man feat. Lee Dorrian (Cathedral, Napalm Death)

07.The Emerald Law feat. Wino(The Obsessed, The Hidden Hand, Place of Skulls)

08.Big Sky feat. Tom G. Warrior(Celtic Frost /Apollyon Sun)

09.Dictatorsaurus feat. Snake (Voivod)

10.My Tortured Soul feat. Eric Wagner (Trouble)

11.Sweet Dreams feat, King Diamond (Mercyful Fate) / BONUS TRACK: I Am The Warlock feat. Jack Black (Tenacious D)







>http://www.probot-music.com/

>http://www.southernlord.com/probot/