segunda-feira, dezembro 05, 2005

CURITIBA ROCK CITY


Depois de 15 anos de espera, finalmente o Pearl Jam chega ao Brasil. O segundo show deles no país foi em Curitiba, com chegada triunfal pelo elevador das pedras e tudo.
De cara iniciaram os riffs de “Corduroy”, o que estremeceu o público. Em seguida já veio “Do the Evolution”, um hino da banda. Apesar de um set-list bem extenso, algumas músicas que os fãs queriam ouvir não entraram no set do show de Curitiba, como “Daughter”, “Wishlist”, “I Am Mine”, “Oceans” e outras.
Não suficiente terem feito um show fenomenal, os integrantes da banda esbanjaram carisma e reconhecimento para com os fãs. Vedder corre de lado a lado do palco, ameaça pular no público mas a distância até o pessoal é considerável, mas seria ainda maior, se o vocal não tivesse pedido à organização que tirasse as pedras da frente, pras pessoas ficarem mais perto. A apresentação teve direito até alguns passos de Michael Jackson por Eddie Vedder. Ou seria uma tentativa de samba?
Para que o público pudesse interagir com a banda, Eddie Vedder traz consigo algumas frases em português, que são lidas com uma certa dificuldade, pelo fato de nosso idioma ter um grau elevado de entendimento no exterior e também por ele estar um pouco embriagado pelo vinho que acompanhava as músicas.
Assim, os integrantes deixam o palco pela primeira vez, depois de executar a seqüência “Better Man” – “Black” – “Once” – “Porch”, para, instantes depois, o retorno apenas de Eddie Vedder ao palco, para o solo de ‘’Last Kiss’’, que quebra o clima eufórico por alguns momentos e dá lugar à emoção e até choro da parte de algumas fãs.
Logo depois vieram os três pontos altos do primeiro bis, claro sem esquecer de Jeremy: a cover dos Ramones, “I Believe in Miracles” e “Kick ou the Jam” (MC5 Cover), com participação do Mudhoney, banda que abriu o espetáculo.
Encerrado o primeiro bis, o público inicia um coral de um trecho de ‘’Alive’’, uma das clássicas da banda. Enfim, eles retornam pela terceira e última vez ao palco, pra encerrar o que foi o melhor show da vida de muitas das pessoas que estiveram lá presentes, independentemente se são fãs que aguardaram esse momento por 15 anos ou os que são admiradores da banda há pouco tempo.
Após executarem ‘’Alive’’, parecia estar encerrada a apresentação, mas Eddie Vedder consulta novamente seus papéis com frases traduzidas pro português e menciona a história de um rapaz, que sofreu um acidente de automóvel em 2004, que está se recuperando.
O rapaz chama-se Leandro, é veterinário e recebeu o maior presente de sua vida: receber uma homenagem de seus ídolos: “Yellow Ledbetter” encerrando com chave de ouro a apresentação em Curitiba, fazendo de Curitiba uma referência ainda maior em receber shows de grande porte com este, quem sabe assim despertando interesse em outras bandas grandes.
Por Osvaldo Polak
MP3
Hoje resolvi colocar os b-sides do "In Your Honor" do Foo Fighters. As acústicas não me agradaram tanto quanto as "normais", pelo menos nos b-sides. Destaque para "FFL", "World" e "I Feel Free".